segunda-feira, 31 de maio de 2010

Tenho Dito: Instantes Mágicos


Já falei tantas vezes e para tantas pessoas sobre aquilo que chamo de ‘instantes mágicos’. O momento do dia em que um ‘sim’ ou um ‘não’ podem mudar toda nossa existência... Meu pai e Paulo Coelho me ajudaram a dar forma à essa idéia... De tanto falar, acabei meio que construindo um discurso sobre isso. Quis escrever esse post para que pessoas o possam tê-lo como um encorajador em momentos difíceis, em que escolhas difíceis devem ser feitas. E também para que EU não esqueça de prestar atenção ao meu dia e saiba reconhecer meus ‘instantes mágicos’! Há quem vai achar o texto utópico, blá-blá-blá esotérico, outros o acharão piegas, mas nossas crenças são únicas, e por isso merecem respeito... Porque só Deus sabe o quanto custa a cada pessoa acreditar.


É preciso correr riscos. Só entendemos direito o milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteça. Todos os dias, Deus nos dá – junto com o sol – um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. Todos os dias procuramos fingir que não percebemos esse momento, que ele não existe, que hoje é igual a ontem e será igual a amanhã. Mas, quem presta atenção ao seu dia, descobre o instante mágico. Ele pode estar escondido na hora em que enfiamos a chave na porta pela manhã, no instante de silêncio logo após o jantar, nas mil e uma coisas que nos parecem iguais. Este momento existe – um momento em que toda a força das estrelas passa por nós, e nos permite fazer milagres.


A felicidade às vezes é uma bênção, mas geralmente é uma conquista. O instante mágico do dia nos ajuda a mudar, nos faz ir em busca de nossos sonhos. Vamos sofrer, vamos ter momentos difíceis, vamos enfrentar muitas desilusões – mas tudo é passageiro e não deixa marcas. E, no futuro, podemos olhar pra trás com orgulho e fé.


Pobre de quem teve medo de correr riscos. Porque este talvez não se decepcione nunca, nem tenha desilusões, nem sofra como aqueles que têm um sonho a seguir. Mas quando olhar pra trás – porque sempre olhamos pra trás – vai escutar seu coração dizendo: “O que fizeste c os milagres que Deus semeou por teus dias? O que fizeste com os talentos que teu Mestre te confiou? Enterraste tudo no fundo de uma cova porque tinhas medo de perdê-los. Então, esta é a tua herança: a certeza de que desperdiçaste tua vida.”


Pobre de quem escuta essas palavras. Porque então acreditará em milagres, mas os instantes mágicos da vida já terão passado.

5 comentários:

  1. Que lindo, Ju... Me sensibilizei horrores com teu texto. Me tocou bastante. Talvez porque eu esteja em um momento em que os dias parecem iguais... Mas na verdade não são não. Tuas palavras me fizeram acordar para valorizar que tudo o que tenho hoje é transitório e momentâneo. Que saibamos valorizar os "instantes mágicos" e desfrutá-los com a devida sabedoria!
    Ótimo texto, parabéns!
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Bem, já fiz os devidos comentários no FB. Se vc qiiser conversar sobre eles, estarei à sua disposição.
    Duas observações: Não posso negar q suas msgs sobre saudade no FB me deixam incomodado pelo simples fato de não serem aimed to me.
    Mas o post anterior a este me deixou feliz. Talvez eu seja aquele qchega qdo outro alguém parte. Lol. Bjus

    ResponderExcluir
  3. Amigaaaaa!!!! Que lindooooo!!!! Concordo plenamente com vc... A gente perde tanto coisa pelo medo de perder, por comodismo, inércia. E o medo do fracasso é na maioria das vezes maior q o própro fracasso. Bem, eu sou adepa de correr riscos. Já troquei de emprego, cidade, relacionamento qdo estes não me satisfaziam mais. Acho sim, q suas decisões devem ser bem pensadas p vc não se tornar uma pessoa volúvel, mas não se acomode em situações por medo, preguiça ou receio do julgamento da sociedade.

    Adorei. Te cuida, amiga! Beijão!!!

    ResponderExcluir
  4. Queridos Lê, Rick e Karen!

    Obrigada pelos comentários!

    Bem, o assunto é delicado e me faz pensar q é preciso ter coragem p considerar seu instante mágico do dia e mudar aquilo q torna a sua vida infeliz (ou insatisfatória). Será q é isso q chamamos de 'liberdade'? Essa coragem p mudar? Essa coragem de ir e vir?

    Hj eu vejo as pessoas falando em nome da liberdade, e qto mais defendem esse direito, mais escravas se mostram dos desejos de seus pais, de um casamento onde prometem ficar um c o outro 'pelo resto da vida', da balança dos regimes, dos projetos interrompidos, dos amores aos quais não se pode dizer 'basta' ou 'não', dos fins de semana onde são obrigadas a comer c quem não querem. Escravas do luxo, escravas de uma vida q decidiram viver - e assim, essas pessoas seguem com seus dias e noites iguais. Acho q é o medo de qualquer mudança q venha sacudir o mundo c que estão acostumadas.

    Beijos confessos p vcs!

    ResponderExcluir
  5. Que bom q com o tempo amadurecemos. Quisera eu pensar assim antes de passar por tanto sofrimento ao terminar um casamento q já não me acrescentava nada e nem ao meu parceiro... Digo sofrimento pq o tempo q levamos p tomar a decisão foi algo q nos consumiu energia positiva e acabou transformando nossa convivência insuportável.
    Recomendei esse texto após lê-lo p alguns amigos meus q estão passando por uma situação semelhante a q eu vivi há um tempo atrás... Mesmo o texto não sendo especificamente sobre casamento, foi motivo p discussões entre nós sobre esse tema.
    No meu caso, essa demora p tomar uma decisão inevitável se deu por causa dos meus filhos. Até q percebmos q nossos filhos não melhoravam e nem pioravam a situação entre nós. Continuamos nos julgando capaz de controlar o outro e achando q a promessa "serem felizes p sempre" precisava ser mantida, mesmo à custa da infelicidade cotidiana.
    Aí, eu me apaixonei por meu vizinho. E ele (tbm casado na época) me fez ver o qto minha vida era insípita. Foi ele quem me motivou dar um fim àquele relacionamento. Hj vivemos felizes. Não sei por qto tempo, espero q para sempre. Mas ter aproveitado nossos instantes mágicos e ter sofrido as consequências disso, foi suficiente p compensar a felicidade q vivemos hj.
    Boa sorte, Juliana. Seja qual for a situaçao q vc enfrenta. Que Deus esteja sempre c vc.

    ResponderExcluir

Obrigada pela confissão! Volte sempre! Juliana Fernandes