quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Tenho dito: Feliz dia de ação de graças II!


Feliz dia de ação de graças II!


Quero aproveitar o dia de hoje, que para muitos tem um significado muito especial – a última quinta feira de novembro, onde o dia de ação de graças é comemorado nos Estados Unidos, principalmente – para fazer alguns agradecimentos pelo ano de 2010.


Na verdade, esse será o segundo de uma série de dois (!) posts. Acho que há muito o que agradecer esse ano, eu tive que escrever uma para a minha pessoa favorita e outro para todas as outras pessoas a quem quero agradecer.


Ai, ai, ai... por onde eu começo??? 2010 não foi um ano fácil para mim. Tive muitas perdas e muitos ganhos também. Como estou aqui para agradecer e não para contabilizar prejuízos, vou listar todas pessoas a quem gostaria de agradecer por esse ano. A lista não está em ordem de importância e nem de prioridade. Algumas das pessoas estão na minha lista do ano passado, algumas entraram esse ano, mas definitivamente, espero ter muitos ‘Thanksgiving’ para poder celebrar e agradecer a vocês.


Gostaria de agradecer a Duanes Santos, porque mais uma vez ele se fez merecedor do título de ‘meu melhor amigo’, mesmo me alertando sobre as conseqüências que esse status pode trazer. Obrigada pela força, pela compreensão sem julgamento (ainda que às vezes) e por todo apoio que tu me deste quando eu mais precisei. Obrigada!


O que falar então de Naila Maria e Andreza Lago? As amigas sempre presentes, que me ouviram, me confortaram, que me deram conselhos e puxões de orelhas e que mesmo não concordando com algumas atitudes minhas, não me abandonaram. Minhas melhores e mais antigas amigas. Obrigada!


Aos meus queridos Cris Hermida e Sandro Pacheco... Cara, nós somos um time campeão! Até hoje (25 de novembro) houve 47 fins de semana... Obrigada pelos 46 que passamos juntos! Vocês conseguiram transformar até mesmo os piores fins de semana em diversão. Vocês são os amigos que eu tenho CERTEZA de que sempre estarão lá por mim. Seja pra pintar a minha casa, encontrar o Adriano (aquele do pinto, lembram?) ou ainda comer um 'chamusquim'. Amo vocês!


Andréa Nasser. Minha irmã amada, minha amiga, minha confidente, minha consultora, minha protetora, minha vingadora, meu tudo. Nada que eu diga aqui será suficiente para expressar o quanto sou feliz por ter você na minha vida, não por uma obrigação familiar, mas por consentimento. Você é a melhor irmã-torta que eu poderia ter.


WilSÃO! Hahahaha... que figura esse menino! Ele veio completar a quadrilha desfalcada com tantas afinidades ramalísticas que encontramos. Acho que eu nunca lhe disse exatamente a diferença que essa nova amizade fez na minha vida esse ano. Ele me tocou com gestos simples de amizade que eu não esperava (lembra das canetinhas?) e que me fizeram reavaliar o conceito que eu tinha de amizade. Obrigada, Will, e seja bem-vindo ao meu mundo, aos meus amigos, à minha família e à minha vida!


Luzicleide? Luziane? Luluzinha? Dra. Luziane? Não importa. Todas elas estiveram comigo, todas elas me ouviram e me aconselharam quando eu precisei. Eu sei que essa era a amizade em que pouca gente apostaria, mas ela tá aqui. Surgiu, cresceu e continua florescendo. O lourão e a neguinha. E assim a gente vai continuar por muito tempo. Amo você, LuziCLEIDE!


Gabiiiiiii!!!! “Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim, Gabrielaaaaaa”. A Gabi, que já estava na minha lista do ano passado é uma grande amiga. É linda, sensível, inteligente, bem humorada e o melhor de tudo: Roitman que nem eu! Fico feliz por tê-la conhecido, por ela fazer parte da minha vida hoje e eu da dela. A Gabi, assim como o Will, também é parte da quadrilha BB.


Jicquiline e Mitsuharu: Grandes amigos. Amigos fiéis. Amigos para sempre. Mais do que a amizade, quero agradecer pelo tempo que passamos juntos: em Manaus e em São Paulo. Pelos jantares japoneses, pelos fondues, por todo o álcool compartilhado, pelos almoços, pelas sessões de compras, pelos risos, pelos ombros em que chorei, e até pelo camarão no Renato Souza Pinto! Lembram disso???


Moniquita e Márcio: Quem diria que uma família de cogumelos um dia poderia se tornar uma família de verdade? Pois é, se tornou. E aqui estou eu para agradecer toda a hospitalidade, todo carinho e amor que eles (sempre) me proporcionaram. Muito mais do que abrir as portas de casa para mim, eles abriram as portas de suas vidas pra mim.


E de repente, as coisas ficaram azuis na minha vida. E para essa pessoa que me trouxe o azul, o agradecimento vai em forma de canção: “Eu não sei se vem de Deus, o céu ficar azul. Ou virá dos olhos teus essa cor que azuleja o dia... Se acaso anoitecer e o céu perder o azul. Entre o mar e o entardecer, alga marinha, vá na maresia buscar ali um cheiro de azul, essa cor não sai de mim, bate e finca pé a sangue de rei... Até o sol nascer amarelinho, queimando mansinho, cedinho, cedinho. Corre e vá dizer pro meu benzinho, um dizer assim: O amor é azulzinho...” Obrigada, Ricardo!

Katylenne! A Katy foi uma das melhores surpresas que eu poderia ter tido em 2010. Nossa! Como temos afinidades! Quantas músicas, estórias, casos, frases, livros, autores e celebridades em comum. Compartilhamos muito de nós mesmas esse ano. Mas há três momentos que me marcaram: a gente fazendo a rica no Manauara e gastando todo o dinheiro que não tínhamos, o estojo double-deck bus de Londres e o último livro da Martha Medeiros (que por sinal já terminei e não gostei). You don’t know how much these three things were meaningful to me. Thank you!


Becca! A professora fofinha! Antes de agradecer à Becca, eu tenho que pedir desculpas (again) pelo incidente do CAE milhões de anos atrás. J Vou confessar (aqui é meu confessionário, mesmo): não achei que eu e Becca fossemos nos tornar amigas. Eu tive um preconceito inicial com ela por conta de terceiros e me decepcionei... mas foi uma decepção boa. Ela mostrou-se ser algo que eu não achava que ela seria: amiga, sensível, fashionable, antenada, inteligente e descobrimos muitas afinidades. Além disso, ela é uma das melhores profissionais com quem já trabalhei (e que me deu uma puta ajuda no meu início aqui, inclusive me cedendo seus planos de aula) e com um inglês lindooooooo de se ouvir. Valeu, amiNCA!


Carlos Cardoso, que um dia eu conheci criança, que sentou no meu colo (!), se tornou um grande homem, grande profissional e grande amigo. É emocionante ver o quanto ele evoluiu de quando nós conhecemos até hoje. É gratificante saber que tenho uma participaçãozinha nessa evolução. Obrigada pelas quintas feiras no Mercato, pelas conversas de piscina no carro (!), pelas dicas e conselhos. Não vá embora. Eu preciso de ti aqui comigo.


Marco Antônio e Fernando! Impossível separar essa dupla dinâmica! Eu nunca achei que duas pessoas com quem eu não tivesse um contato freqüente, fossem fazer tanta falta na minha vida. Eu sinto MUITO a ausência de vocês. Amo nossas conversas, amo sair com vocês pra jantar, beber, rir, conversar, dançar. Agradeço o Marco por ser a pessoa mais grumpy e ao mesmo tempo mais gentil que eu conheço. Você é adorável, meu amigo! Meu próximo namorado vai fazer um curso de gentileza e cavalheirismo contigo. Agradeço ao Nando por ser do jeitinho doce que ele é, por levantar minha auto-estima, por me chamar de musa e por algo que significou imensamente pra mim: a segunda fatia do bolo. Isso eu nunca vou esquecer. Amo muito vocês dois!


Renatinho! Há anos você está na minha lista e sempre eu agradeço pelas mesmas coisas: Obrigada por você ser quem você é, por me amar profunda e sinceramente, por fazer ( e às vezes não fazer) meus gostos. Por todo amor, carinho e cumplicidade compartilhados esses anos. Você é o meu Osga favorito!


E o Thiago??? O Thiago apareceu, foi chegando de mansinho e de repente, quando eu dei por mim, estávamos ali, trocando confidências. Fico feliz que amizades assim surjam na minha vida. Agradeço a você pelas experiências compartilhadas, pelo carinho e pelo cuidado que você sempre demonstrou comigo. Obrigada, mesmo!


Summer Marvin – You’re the one of a kind! I could spend a lifetime with someone without sharing what we’ve had for the two years you were here. Thank you for helping me to build up my confidence. I am a better professional today because of you. I know things are not the same anymore, but I want you to know how much I love you and how much I thank you for being the friend that you were to me.


Maurinho: Agradeço a você por uma coisa que você e talvez nem lembre. Uma mensagem que dizia: Você faz muita falta! It meant the world to me, hon! Eu sei que as coisas entre nós não são como antes, mas o mais importante é que o sentimento não mudou.


Quem é a pessoa que sempre me socorre (literalmente) nas horas de maior necessidade??? Rosane Bandeira! Já perdi as contas de quantas vezes eu precisei de ajuda e em TODAS as vezes, a Rô me ajudou. Financeiramente, emocionalmente, baladamente (!), hip-hopmente e em milhares de outros sentidos. Rô, você é uma mulher admirável e eu agradeço pela amizade de todos esses anos!


Zé Renato – Há! Te agradeço por ter me dado o primeiro da minha vida! Hahahahaha! Brincadeira, por isso não te agradeço não! Mas te agradeço por ser sempre gentil, amigo, conselheiro, compreensivo e principalmente, por ter trazido vida a uma das pessoas que mais amo nesse mundo, minha irmã. Obrigada por fazê-la feliz. Porque se ela está feliz, eu estou feliz também. Só não nos decepcione! Hahaha.


Márcio André – O Márcio é meu amigo de todas as horas e de todos os momentos. Eu agradeço principalmente por ele me aturar como amiga porque eu sou chata pra caramba as vezes! Obrigada pelas caronas compartilhadas, pelo meu calendário de anjo, pelas esperas em aeroportos, pelas músicas cantadas, pelas lojas de conveniência da vida... Você é dez! Desmiolado, mas eu te amo mesmo assim!


O David é a pessoinha mais engraçada que eu conheci em 2010. É uma graça de vizinho, de amigo, de entertainer. Agradeço por todos os presentes, pelos momentos compartilhados, pelas sugestões de roupas e cabelo, por estar sempre me fertilizando... Opaaaa!!! Hahaha!!! Você é lindo, amiguinho. NUNCA duvide disso!


Essa pessoa é muito luxenta! Na verdade, eu deveria mesmo era brigar com ela e não agradecer, afinal, durante um tempo, dividimos (sem saber, é lógico) o mesmo namorado safado. Rab! Obrigada por tornar minha chegada na CIM mais agradável e por ter sempre me feito sentir parte do grupo, mesmo quando eu não conseguia (como se agora eu conseguisse) falar a língua da Bee!


Também agradeço a Marcelo Gusmão por ter tornado toda a espera de anos virtuais numa realidade gostosamente compartilhada. Obrigada por nunca me julgar (mas julgar os americanos), por ter sido um perfeito cavalheiro e cicerone. Você é mil!


Agradeço aos meus alunos. Todos. Sem exceção. Mas aqui representados por pessoas queridíssimas: Mara Corrêa (hoje mais conhecida como ‘a mãe do Bruno’), que muito mais que minha aluna, foi minha amiga e confidente. Agradeço pela oportunidade de ter conhecido você, de ter participado de momentos e decisões tão importantes na sua vida. Obrigada por ter me dado seu ombro tantas vezes para que eu pudesse chorar! Jana Sena pelos temakis compartilhados mesmo depois de não termos mais a relação professora-aluna. Jana, obrigada por ter sempre tido (e compartilhado) uma visão positiva a meu respeito, tanto no campo pessoal, quanto no profissional. Obrigada por ter me ajudado a preparar aquele jantar japonês especial para o meu Coala e também por toda conversa, Stellas e sushis compartilhados! Marilize – você foi super amiga, super prestativa e solícita. Me ajudou e ajudou meu sobrinho com os trabalhos da escola. Eu sei que sou uma pessoa desnaturada (pode falar também, Alfred), mas vocês (os três, agora) estão sempre nos meus pensamentos e no meu coração.


Agradeço logicamente a minha família, que esteve sempre presente na minha vida, nos melhores e piores momentos. Não vou escrever meus agradecimentos aqui, porque eles estarão no meu discurso de natal, mas esse ano, algumas pessoas foram fundamentais na minha vida: Enir Cruz, Elena Maria, Andréa Stange, Giselle Alcântara, Marcos-faz-tudo, Leila Maria, Glória Maria, Zuhany, Almir, Miguel, Hélio Cruz e Ana Cicília. Amo muito vocês. Vocês são a minha maior razão de agradecer.


E essa pessoa eu tive que deixar por último. Ela é a filha que eu sempre quis ter. Mas também é minha amiga drama, e sem drama não teria graça alguma, por isso eu a deixei por último! J Ila Maria é uma pessoa muito querida, com quem eu gosto de sentar para tomar uma cerveja e fumar um cigarro. Eu agradeço o favor que de comer peixe e camarão comigo (mesmo não gostando de peixe e sendo alérgica à camarão)! Agradeço por ter ido ao boteco comigo e por todas as confissões que já compartilhamos. Você é linda e merece o melhor da vida.


Ai, ai... Sou uma pessoa feliz. E olha que só agradeci às pessoas. Acima de tudo, agradeço a DEUS por tudo o que tenho, pelos anjos na minha vida, pelas bênção que Ele derrama sobre mim todos os dias. De coração, muito, muito, muito obrigada!

Tenho dito: Feliz dia de ação de graças I!



Feliz dia de ação de graças!

Quero aproveitar o dia de hoje, que para muitos tem um significado muito especial – a última quinta feira de novembro, onde o dia de ação de graças é comemorado nos Estados Unidos, principalmente – para fazer alguns agradecimentos pelo ano de 2010.

Na verdade, esse será o primeiro de uma série de dois (!) posts. Acho que há muito o que agradecer esse ano, mas como você continua sendo minha pessoa favorita, eu não tinha como fazer um único post. Você tinha que ter um post só seu. Um post onde eu pudesse escrever tudo aquilo pelo qual eu lhe sou grata.

Antes de agradecer, quero dizer: Ai, que falta que você me faz!

Uma vez eu disse que talvez você nunca tenha a noção exata de como você aumentou a minha compreensão do mundo. Isso já seria motivo suficiente para te agradecer. Agradeço por todas as vezes que você me provocou, que me desafiou, e dessa forma, você me fez ver muitas verdades que eu não conseguia.

Eu te agradeço hoje por toda a alegria que trouxeste pra minha vida, pelo entusiasmo e a paixão compartilhados em muitas voltas de carro e noites mal-dormidas (mas muito bem aproveitadas!). Obrigada pela sua presença constante – nos meus melhores e piores momentos! Obrigada pelo ombro cedido quando eu precisei, pelos lábios que me calaram quando as palavras já não eram importantes, pelo corpo que me acomodou de maneira tão perfeita.

Obrigada por ter me ensinado tantas coisas. Sobre tudo nesse mundo, mas especialmente sobre intimidade. Com você, eu aprendi que existem determinadas leis sobre a natureza sexual de duas pessoas que não podem ser mudadas, da mesma forma que a gravidade não admite negociações. Sentir-se fisicamente à vontade com o corpo de outra pessoa não é uma decisão que se possa tomar. É algo involuntário. Obrigada por ter me deixado sempre tão à vontade e por ter sido meu par numa história de barriga-com-barriga de combinação perfeita, fruto da engenharia genética, um sucesso. Obrigada por não ter havido nenhuma parte do meu corpo que fosse, de alguma forma, alérgica ao teu corpo. Obrigada por ter tornado nosso universo sensual simples, completo, facilitado e felicitado. Nada foi perigoso, nada foi difícil, nada foi recusado. Obrigada por isso.

Infelizmente, hoje não tenho mais sua presença física, mas ainda assim, quero agradecer pela dor que isso me causa. Porque essa dor externa, que se chora, que se berra, que se reclama, essa dor que tento compreender em voz alta, que carrego para mesas de bares, que vem junto para a solidão da minha cama, para o escuro do meu quarto, onde eu permito que ela transborde sem domínio e sem verbo, essa dor, pela qual hoje te agradeço, me faz ver (e aceitar) o quando você foi, é, e sempre será importante na minha vida. E a saudade é uma presença...

Obrigada por isso que eu sinto por ti, que não sei explicar, mas que chamo de amor. Não consigo imaginar nada mais sublime para se agradecer do que o fato de amar. Eu posso não conseguir explicar, nem entender direito o que esse amor significa pra mim, mas eu sei o que ele representa. É o que nos faz , no meio de uma multidão, destacar alguém que se torna essencial para o nosso bem estar, e o nosso para o dele. É receber uma atenção exclusiva e ofertá-la na mesma medida. Ter uma intimidade milagrosa com a alma de alguém, com o corpo de alguém, e abrir-se para essa mesma pessoa de um jeito que não se conseguiria jamais abrir para si mesmo, porque só o outro é quem tem a chave desse cofre. E isso tudo você me faz sentir. Obrigada!


“Já conheci muita gente, gostei de alguns garotos

Mas depois de você, os outros são os outros...

(...) Procuro evitar comparações entre flores e declarações

Eu tento te esquecer...

A minha vida continua mas é certo que eu seria sempre sua

Quem pode me entender?

Depois de você, os outros são os outros e só...”

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Foto-grafia: Com você, eu não me conheço.

Hoje precisei fazer uso das suas palavras para explicar como me sinto em relação a ti: Com você, eu não me conheço... at all! Estou grata por nossa conversa de ontem. É sempre muito bom falar contigo e compartilhar o que sinto. Eu gosto do jeito como você me provoca... e dos sentimentos que provoca em mim. Gosto da controvérsia. Gosto de me questionar, mesmo sem nunca entender.


Você lembra uma vez em que eu disse num determinado momento, que o que eu faria a partir daquele instante era o que eu achava que tinha/ precisava fazer e não necessariamente o que eu queria fazer? Pois é... com você eu sou duas, sou controversa. Há duas versões que você precisa saber diferenciar: ‘eu mesma’ e ‘a outra’.


Eu mesma sou a música da Maria Rita: aquela que tentou e que tenta ficar sem você, que se cansou de querer encontrar um amor para assumir o seu lugar. Essa aqui sou eu. Essa aqui, sentada escrevendo, pensando em você, te amando. Essa sou eu, correndo os dedos pelas tuas costas, se encaracolando no teu corpo, chorando litros por estar falando com você. Essa sou eu de verdade, vendo você dormir sereno, querendo que a sua resposta para o meu ‘Tô com frio’, não seja ‘Quer uma mantinha?’ e sim, ‘Vem cá que eu te esquento’. Essa que pensa em você 24-7, que te manda mensagens diretas e indiretas, que está murchinha de saudades é que sou eu. Essa que tem tuas fotos na parede de quarto, sou eu. Não aquela, mas essa.


Quando aquela disser que não quer mais falar com você, que é melhor que você saia da vida dela porque ela quer viver feliz sem você (muito mané essa outra se acha que isso é possível), sentir ciúmes ou postar coisas que não têm nada a ver, lembra que aquela não sou eu. Essa aqui sou eu. Essa morrendo de vontade de te dar um abraço, de te beijar, de ter uma festa do pijama e de ver um filme bobo com você. Essa. Não aquela. Quando aquela for relapsa, passar muito tempo sem te escrever e sem falar que te ama, não liga. Ela é uma impostora. Eu sou essa aqui. Essa escrevendo um texto pra você às 10:52 da manhã quando deveria estar preparando aulas.


Se por acaso aquela outra parecer indiferente e rude – como ela é algumas vezes -, tenho certeza de será sem querer, mas nem esquenta a cabeça, e sabe por que? Porque aquela não sou eu, esqueceu, mané? Eu sou essa bem aqui! Essa que acordou com os olhos inchados porque chorou falando contigo ontem, mas que acordou feliz pelo mesmo motivo. Essa que quis escrever esse texto só porque você gostou do último, porque tem escrito muito e te mostrado tão pouco. Essa bem aqui, que acha que a maior utilidade para a habilidade que ela tem de escrever é essa: fazer com que você a leia, e a lendo, a conheça, a entenda e a adore mais. Essa sou eu. Não a outra.


Se algum dia você enjoar de mim, tiver vontade de nunca mais falar comigo, nem de me ver, nem de sentir meu cheiro ou de dormir de conchinha comigo, faz isso com a outra. Não faz isso comigo. Se um dia você estiver cansado de mim, lembra que você está cansado da outra, não dessa aqui. Pensa sempre nessa, lembra sempre dessa. Porque apesar de a outra fingir muito bem que sou eu, ela é um impostora. Eu sou essa aqui. Não a outra, mas essa aqui. Essa bem aqui.